CDU intensifica acção política em Coimbra

Encontro de vontades <br>para a mudança

No dia 21 de Março realizou-se, na Junta de Freguesia de Cernache, um Encontro de eleitos, candidatos e activistas da CDU do concelho de Coimbra, onde se reafirmaram as bandeiras da defesa e valorização dos serviços públicos, dos trabalhadores e do Poder Local democrático, bem como a necessidade de afirmar os valores do trabalho, da honestidade e da competência da Coligação PCP/PEV, nas freguesias, nos concelhos e no País.

No Encontro salientou-se que a CDU tem sido a voz das soluções para os problemas concretos das freguesias e pela participação das suas populações, em defesa dos serviços públicos, do Poder Local democrático, pela reposição do mapa das freguesias, por mais financiamento.

Também na Câmara e Assembleia Municipal a Coligação PCP/PEV tem vindo a interferir em defesa dos direitos dos trabalhadores da Administração Local na luta pelas 35 horas de trabalho semanal, dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra, pela valorização do serviço público municipal, contra qualquer tentativa de empresarialização ou fusão, exigindo apoio financeiro ao Estado, mas também pela reposição dos carris e modernização e electrificação da linha no Ramal da Lousã, pela extinção da empresa Metro Mondego, contra a externalização de serviços na Câmara de Coimbra, em defesa da água pública, por uma política cultural, contra a municipalização de funções do Estado. A CDU tem ainda denunciado a prática centralista da maioria PS, que tem contribuído para a paralisação de diversos serviços e para a não resolução dos problemas das populações.

Por seu lado, na gestão das competências executivas assumidas, a Coligação PCP/PEV tem intervindo em defesa dos moradores dos bairros sociais, na denúncia dos efeitos da política de direita no crescimento de problemas sociais, com aumento dos casos de pobreza e pedidos de habitação. Manifestou-se ainda contra a Lei do Arrendamento, que mais não é que uma lei de despejos, contra a alteração da Lei da Renda Apoiada, e defendido a execução das obras de requalificação dos bairros municipais e a melhoria das condições do Canil Municipal, tendo conseguido mais esterilizações de animais, mais adopções, mais envolvimento da comunidade nesta área.

Por último, no Encontro esteve presente que a política prosseguida pelos governos PS, PSD/CDS-PP, realizada a favor dos grandes interesses económicos, se traduziu no declínio económico e no continuado retrocesso social do País, na deterioração da situação política e da própria degradação da democracia, e significou mais asfixia financeira e mais limitação à autonomia, mais limitação nas condições para resolver os problemas das populações no quadro das competências das autarquias.




Mais artigos de: Nacional

Jornada de luta do MURPI

Sob o lema «Contra o aumento do custo de vida; pela valorização das reformas e pensões», a Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos (MURPI) vai promover, no dia 11 de Abril, uma jornada nacional de luta, descentralizada em diversos distritos, com formas de expressão diferentes.

Em defesa <br>da produção nacional

Milhares de agricultores e compartes de baldios marcaram presença, no dia 26, em Braga, na manifestação nacional organizada pela Confederação Nacional da Agricultura e pelas suas associadas. Na data que assinalou a abertura da Feira AGRO, nas ruas exigiu-se uma outra política agrícola com preços justos à produção nacional.

Grande dia de luta

Um pouco por todo o País, no dia 24 de Março, os estudantes saíram à rua para demonstrar o seu descontentamento com as políticas de ataque ao Ensino Superior público.

Desenvolvimento adiado

Com o objectivo de aprofundar o conhecimento dos problemas, acompanhar a sua evolução e desenvolvimentos e, sobretudo, ouvir as pessoas, para levar as suas preocupações e a sua vontade ao Parlamento Regional dos Açores, Aníbal Pires, deputado eleito pelo PCP, esteve na Ilha Graciosa entre os dias 23 e 26 de Março.

Defender a paz e a liberdade

A União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) realizou no sábado, 28, em Lisboa, a sua Assembleia Geral, onde analisou a actividade dos últimos dois anos, traçou linhas de trabalho futuro e elegeu os novos corpos sociais. Entre sócios e...

Ilegalidades em Gondomar

A Câmara de Gondomar foi condenada a devolver 11 milhões de euros e a suspender todos os projectos já iniciados, por ter utilizado dinheiro de fundos comunitários sem autorização e através de um esquema que englobava facturas falsas, durante a liderança de Valentim...

Austeridade degrada <br>o Poder Local

Sob o lema «Afirmar Portugal com o Poder Local», realizou-se nos dias 27 e 28 de Março, em Tróia, Grândola, o XXII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP). Durante os dois dias, os autarcas de todo o País debateram, entre outras...

Utentes exigem mais <br>e melhores serviços públicos

No dia 12 de Março, realizou-se, em Lisboa, o 12.º Encontro das Comissões e Associações de Utentes dos Serviços Públicos, que contou com a participação de 30 organizações, representadas por 40 elementos. Nas intervenções...

Por mais e melhor emprego científico

A Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) realizou no sábado, 28, no Instituto Superior Técnico, em Lisboa, uma Assembleia Geral Ordinária onde foi aprovado o Relatório de Actividades e o Relatório de Contas relativos ao ano de...